5 manias (estranhas) de uma leitora

MacanudoAcredito que qualquer amante de livros tenha pelo menos uma mania, pessoalmente eu tenho várias, algumas normais, outras nem tanto. Mas como diz a Nayara do Dignidade Não Cabe Aqui, mania é algo inexplicável, simplesmente se faz. Afinal cada pessoa tem um ritual de leitura (^_~). Bem, para a lista não ficar extensa, enumerei as minhas 5 principais manias.

1 – Cheirar livros: pode parecer estranho para outras pessoas, mas o habito é comum entre os leitores. O aroma agradável que exala de um livro novo é inexplicável. Dar aquela fungada é tão gostoso, rs.

2 – Higienizar as mãos: costumo lavar as mãos antes de ler. Felizmente isso não se torna um problema nas viagens de ônibus / metro, pois não consigo ler em tais transportes; fico tonta, enjoada e com dor de cabeça.

3 – Não empresto: antes eu até emprestava, mas como as experiências foram péssimas (livros arreganhados, machucados, manchados e / ou nunca devolvidos) parei completamente de emprestar.

4 – Não leio livros em simultâneo: gosto de focar minha atenção somente em um título, pois me faz mergulhar na narrativa, simpatizar ou não com as personagens. Enfim, a leitura flui melhor.

5 – Proteção: sempre carrego um livro comigo e para não sofrer qualquer dano dentro da bolsa ele fica guardado numa pasta. Só não levo livros grandes e / ou pesados, por exemplo, um calhamaço tipo A Guerra dos Tronos.

E vocês? Compartilhem suas manias de leitor(a) (^_^).

9 respostas em “5 manias (estranhas) de uma leitora

  1. Oi, Lulu! Olha, eu não sei se tenho muitas manias, mas comentando as suas: tenho muito ciúme em emprestar livros também, só o faço quando a pessoa é do meu convívio, não gosto de emprestar pra amigos que só vejo de vez em quando, por exemplo. E eu sou cara de pau: se demorar eu peço de volta! rs
    Não costumava ler vários livros ao mesmo tempo, mas de 2 anos pra cá eu não consigo imaginar ler apenas um. No entanto tem que ser livros de estilos diferentes.
    Agora cheirar livros eu devo ser a única que não gosta, aliás detesto cheiro de livro, tanto novo quanto velho, prefiro que não tenha cheiro nenhum. =)
    Beijos!

    • Emprestar livros para pessoas que temos pouco convívio é tenso. Lua, acho mais cara de pau o que pende emprestado; pior ainda o que detona o livro ou nunca devolve. Eu curto cheiro de livro novo, agora cheiro de livro velho ou mofado o meu nariz não aguenta, rs. Agradeço a visita! (^_^) Bjs!

  2. Oi Lulu, eu tb tenho várias manias. Emprestar eu empresto, dependendo do livro e da pessoa. Em alguns casos empresto mas compro outro exemplar, caso a pessoa devolva, troco.
    Também só leio um livro de cada vez, não consigo entender as pessoas lerem 3 ou mais livros ao mesmo tempo. Gosto de me envolver completamente numa história só. E tb demoraria mais para terminar as leituras.

    • Os que conseguem ler mais de um livro ao mesmo tempo devem utilizar alguma antiga técnica ninja, rs. Particularmente não gosto, prefiro focar minha atenção naquele livro. Eu também demoraria mais para terminar se lesse simultâneo. Bem, já demoro um pouco por causa do trabalho.

      Abraços, Gláucia!

  3. Pingback: CHEGOU: Ni no Kuni [PS3] | Lulunettes

Deixe um comentário

