Os 5 melhores de 2012

Depois de sobreviver ao fim do mundo, chegamos aos créditos de 2012. Um ano de novidades e surpresas agradáveis, de ótimas leituras (principalmente mangás), mas também de interessantes estranhamentos, como ‘Sayonara Gangster’, de Genichiro Takahashi (tenho dúvida se entendi bem esse livro >_<).

Como o título já denúncia, selecionei as 5 melhores leituras de 2012. E mesmo que o blog seja recém-nascido e que ninguém lê, é interessante listar os livros que por um motivo ou outro me marcaram.

Anne de Green Gables – L. M. Montgomery

Anne de Green Gables - L. M. MontgomeryO romance de Montgomery é espetacular! Anne tem a essência da leveza e da poesia. Seu entusiasmo e presepadas me fizeram esquecer as preocupações diárias. O gênero deste não é fantasia, mas carrega a magia. A magia da liberdade de imaginar ilimitadamente, de amar as pequenas e simples coisas. ‘Anne de Green Gables’ é um espírito afim assim que o li. Abracei com todo carinho, e agradeci por ter ingressado na minha lista literária, e principalmente nas minhas lembranças.

.

Matadouro 5 – Kurt Vonnegut

Matadouro 5 - Kurt Vonnegut

.

‘Matadouro 5’ foi uma surpresa pela excentricidade de uma mistura bem feita da ficção cientifica com a II Guerra Mundial. Vonnegut fundiu tais elementos de uma maneira inteligente para criticar a estupidez da guerra. Impressões sobre este livro aqui.

.

.

Solanin – Inio Asano

Solanin (Vol 1 e 2) - Inio Asano

.

Duas palavras que definem ‘Solanin’: simples e envolvente. É uma obra tocante pelo seu enredo real e identificável. E a beleza deste mangá se torna ainda mais bonito pelo traço modesto que assemelhasse ao desenho da vida.

.

All My Darling Daughters – Fumi Yoshinaga

All My Darling Daughters - Fumi Yoshinaga

.

Um oneshot delicado, que nos apresenta a um enredo sem exageros de personagens profundas e palpáveis, de situações e lutas femininas na sociedade japonesa (diria de uma sociedade como um todo). Fumi Yoshinaga conseguiu fazer maravilhas com muito pouco. Este mangá valeu cada centavo.

.

Le Pavillon des Hommes (Vol. 1) – Fumi Yoshinaga

Unknown

.

O original ‘Ōoku’ (título japonês) é cheio de qualidades. De enredo glorioso e cativante, posso também acrescentar único, o primeiro volume revela o potencial que esta série tem para uma sequência surpreendente. Tenho que relê-lo 1) por se empolgante, e 2) pelo francês ser um pouco difícil; quero captar mais detalhes.

.

+ Menção Honrosa:

Em Chamas – Suzanne Collins

Em Chamas – Suzanne Collins

A trilogia ‘Jogos Vorazes’ merece menção honrosa. Escolhi ‘Em Chama’ por ser meu volume preferido. A série é um diamante bruto que lapida as idéias do jovem leitor, e até mesmo os de mais idade. Fiquei muito feliz com o sucesso da obra de Collins, pois é uma narrativa inteligente e que instiga outras leituras distópica. Não a ignorem, por ela ser classificada como juvenil, best seller ou defendida como plágio pelos esnobes-papagaios. Passe por essa experiência diferente.

.

Ah, e feliz 2013! (\^_^/)

Anúncios

2 respostas em “Os 5 melhores de 2012

  1. Oi, Lu! Já faz um tempinho que quero ler Matadouro 5, mas nunca vejo pra vender, vou procurar com calma na parte pocket das livrarias, só ouço elogios a este livro. Mesma coisa com Solanin, mas confesso que não tenho muitas experiências com mangá, acho que só li um até hoje. Mesmo assim desconfio que vou gostar.
    Ah, obrigada por estar nos recomendados, você também já está na minha listinha lá no blog. E o novo visual ficou lindo! =) Feliz Ano Novo!!!

    • Lua, procura Matadouro 5 com calma na parte dos livros da L&PM. Normalmente só vejo um exemplar. Solanin é lindo e recomendadíssimo (*_*) ~ sugiro que prepare os lencinhos antes da leitura. Depois me conta o que achou, tá? (^^).

      Também agradeço por estar na sua lista de ‘blogs bacanas’ (^_^). Valeu! Deu um pouco de trabalho, mas o resultado me agradou bastante (no visual anterior não enxergava bem o texto rs).

      Feliz Ano Novo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s