Livro: Emma – Jane Austen

Emma – Jane AustenA escolha do livro para o último mês do ano do fórum literário Entre Pontos e Vírgulas não poderia ser outro. Pois dezembro é o mês do aniversário de Jane Austen, nascida em 16 de dezembro de 1775, e mês da primeira publicação do clássico romance inglês, Emma (1815).

Emma Woodhouse é uma jovem bonita, inteligente e rica. Órfã de mãe, ela e o pai (hipocondríaco) vivem na aldeia de Highbury, rodeado por amigos queridos. Seus dias são preenchidos com mundanismo e fuxico. Após o casamento de Miss Taylor, ex-governanta da família Woodhouse, a personagem-título superestima sua função de “casamenteira” e tem como plano unir a simples Harriet com o vigário Mr. Elton. Mas ela irá aprender da maneira mais difícil que o seu julgamento no assunto é deplorável.

Emma é o quinto romance escrito por Jane Austen, quase vinte anos depois de Orgulho e Preconceito (1797) e Razão e Sentimento (1795). Este é essencialmente um romance de aprendizagem, já que Miss Woodhouse é confiante de seu senso de observação. Emma poderia aborrecer alguns leitores pela sua cegueira e teimosia. Entretanto, A Lady. implantou ironia e bom humor nesta jovem mimada, deixando-a mais palpável. A heroína de Austen é uma personagem simpática e que, apesar de todos os seus defeitos, é prestativa com os outros (mesmo que exagere em alguns momentos), e, além disso, aprende a reconhecer suas falhas.

A hierarquia social em Emma é respeitada à risca. As classes não se misturam! A própria Emma é defensora desta questão. E tal ponto pode ser visto quando o Mr. Elton declara seu interesse por Miss Woodhouse.

“Talvez não fosse muito lícito esperar que ele sentisse o quanto era inferior a ela em talento e em todas as sutilezas da mente. A própria necessidade de igualar-se devia impedir-lhe essa percepção; mas ela sabia que em fortuna e importância social lhe era altamente superior. Ele devia saber que os Woodhouses se haviam fixado em Hartfield já por várias gerações, ramo mais recente de uma família tradicional, e que os Eltons não eram ninguém.” (p. 105)

Da mesma forma, quando Harriet confessa a Emma que ela está apaixonada por Mr. Knightley, nossa heroína fica indignada por Miss Smith não perceber sua inferioridade.

“O sr. Knightley e Harriet Smith! Tal exaltação da parte dela! Tal rebaixamento da dele! Era horrível para Emma pensar o quanto isto o iria degradar na opinião pública, ver os sorrisos, as mofas, a hilaridade à sua custa; a humilhação e o desdém de seu irmão, as mil inconveniências que lhe acarretariam.” (p. 313)

Jane Austen nos mostra a crueldade dessa pequena sociedade provincial; cada um se agarra ao seu ambiente e defende seus privilégios. A autora descreve a mesquinheis desse pequeno mundo e de Emma em particular. Mr. Knightley será o norte que abrirá (um pouco) os olhos de Miss Woodhouse para apreciar as qualidades humanas.

Emma é um romance de diálogos finos. Apreciei todos os personagens (exceto os arrogantes Mr. e Mrs. Elton) e o enredo doméstico da alta sociedade. Jane Austen me seduziu por sua ironia mordaz. E fiquei bastante satisfeita que meu primeiro contato com sua narrativa tenha sido agradável.

.

Título: Emma
Autora: Jane Austen
Tradução: Ivo Barroso
Editora: Nova Fronteira
Páginas: 368
Ano: 1996

.

Emma, de Jane Austen, foi o livro escolhido para o mês de dezembro do Fórum Entre Pontos e Vírgulas.

Anúncios

5 respostas em “Livro: Emma – Jane Austen

  1. Pingback: Presentes de Natal 2012 | Lulunettes

  2. Oi, Lulu! Vim conhecer seu blog e estou achando uma fofura! Estou adorando que o Fórum esteja ligando cada vez mais bons leitores! É impressão minha ou você também é de Fortaleza? Beijinho! =)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s