Livro: Matadouro 5 – Kurt Vonnegut

Matadouro 5 - Kurt VonnegutMatadouro 5 narra a vida em fragmento do oculista, prisioneiro de guerra americano da II Guerra Mundial, viajante do tempo e amigo dos tralfamadorianos, Billy Pilgrim. Não é uma história de ficção cientifica, mas a experiência que Kurt Vonnegut emprestou ao seu personagem, denunciando a estupidez da guerra, como também absurdos da vida.

Vonnegut foi um dos poucos sobreviventes do bombardeio americano em Dresden, na Alemanha. Ele e outros companheiros conseguiram sobreviver escondendo-se num matadouro de gado subterrâneo – dando título ao livro, publicado em 1969.

Ao invés de um romance puramente histórico, o autor usou a ficção cientifica como aliada para transmitir a mensagem principal. E que união original. Tornando a narrativa um pouco mais leve, pois admito que demorei para ler, não por estar desgostando, mas pela angustia que me acusava a cada página virada. Como está no verso do livro, mencionado pela Revista Life:

“Uma maravilhosa obra de arte… Um livro engraçado do qual não se pode rir. Um livro triste sem lágrimas.”

Compartilhando um momento engraçado: Revelo que sai procurando no Sr. Google sobre o autor fictício Kilzore Trout. Uma pena ele não existir, pois me interessei pelas impressões que Billy fez sobre o livro Maníacos na Quarta Dimensão.

Ao acompanhar a prosa muito bem escrita, concluo que Matadouro 5 é uma leitura rica, forte, amarga e maravilhosamente engraçada, de um humor inteligente, cansado e aborrecido. Um romance que esgota… Que me esgotou. Já que o autor não precisou de 400 ou 500 páginas para expressar suas ideias. Coisas da Vida.

.

Título: Matadouro 5
Título original: Slaughterhouse-Five
Autor: Kurt Vonnegut
Tradução: Cássia Zanon
Editora: L&PM Pocket
Páginas: 224
Ano: 2005

Anúncios

3 respostas em “Livro: Matadouro 5 – Kurt Vonnegut

  1. Pingback: Os 5 melhores de 2012 |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s